Dots

ATITUDE DE HOMEM É SE CUIDAR!

urolo.jpg

Novembro é o mês que reforça a importância dos homens cuidarem da saúde. É até meio estranho ter campanha para lembrar alguém de cuidar de si, mas é a mais pura realidade. Há pesquisas que revelam o impactante índice de 60% do público masculino só procurar médicos após sentirem algum sintoma insuportável. A campanha Novembro Azul surgiu como um alerta sobre o câncer de próstata e, a partir daí, foi percebido que o problema é muito maior: chama atenção à saúde integral dos homens e prevenção dos cânceres de pênis, próstata...assim, como a necessidade de prevenção geral.

Especialistas acreditam que o público masculino tem mais dificuldade de conversar e buscar ajuda. Mas que um dos grandes inimigos é a vergonha. Existe a ideia de que o exame de toque retal pode causar impotência sexual, o que não é verdade. O exame é uma maneira rápida e prática de detectar o tumor e não causa efeitos na vida sexual masculina. Mas com a evolução do câncer o paciente pode desenvolver diversos traumas, inclusive a impotência sexual.

O urologista Lucas Aragão, realiza diversas cirurgias no Hospital Renascença e afirma que em muitos dos casos, exames periódicos resolveriam. “As chances de cura para quem faz a prevenção corretamente são de 80% a 90%. Mas, em casos tardios, cai para 30%. É pensar que sua vida está em jogo e criar rotinas para evitar tais problemas”.O especialista reforça que amigos e familiares podem ser reforços positivos para a prática de exames. “O paciente geralmente se sente mais seguro para compartilhar e receber informações quando estão acompanhados”, indica. Adoção de bons hábitos de vida ajuda a prevenir várias doenças, inclusive o câncer. 

Quando devo procurar um urologista?

Não há uma idade correta para começar a procurar os cuidados de um urologista, mas recomenda-se que a partir dos 50 anos seja necessário um acompanhamento, principalmente para os homens. Para aqueles que apresentam histórico familiar de câncer de próstata, especialistas recomenda-se que o acompanhamento junto a um urologista se inicie mais cedo, a partir dos 40 anos. 

COMPARTILHAR