Dots

Emoções ensinam: você não está sozinho!

Como andam suas emoções? O que você tem sentido? Está tudo bem? Quer conversar um pouco sobre isso? Em que posso ajudar? Você não está só!

Vamos falar um pouco sobre saúde mental e emoções? Mas você sabe o que é? 

EMOÇÕES ENSINAM.jpg

Pelas definições da Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade”.

Mas, mesmo em 2021, em meio a uma pandemia, que mexeu com tantas questões, muitas pessoas associam a saúde mental com doenças mentais. O conceito é muito mais abrangente. Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos têm limites e que não se pode ser tudo para todos.Estamos no meio do Setembro Amarelo, que é uma campanha dedicada à prevenção do suicídio e teve início no Brasil, em 2015, e busca conscientizar as pessoas sobre o a importância de cuidar da saúde mental. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas. As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, ansiedade, e também consumo de drogas.

O Hospital Renascença abraça a causa e reforça a importância de buscar ajuda profissional qualificada quando perceber que algo não vai bem com você e de oferecer apoio a quem dá sinais de que precisa de apoio.  Se você estiver com sérios problemas e chegar a considerar o suicídio, pode procurar ajuda entrando em contato com o Centro de Valorização à Vida (CVV), pelo 188. Esse é um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, eles atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso.Fonte: Assessoria do Hospital Renascença

COMPARTILHAR