Dots

Hospital Renascença se destaca por tratamento humanizado de Covid-19

 

CUIDADO QUE TRAS VIDA - eveline.png

O dia a dia de um hospital é muito estressante para o paciente, principalmente em tempos de pandemia, quando a insegurança e a incerteza são constantes. A humanização do atendimento é indispensável para proporcionar acolhimento e reforçar os cuidados aos internados por Covid-19.

Os pacientes têm recebido carinho e esperança como um reforço extra para amenizar a saudade e a dor de quem está longe de seus familiares. Diversos estudos em todo o mundo já demonstraram a eficácia do tratamento humanizado e como ele contribui para a melhora do quadro de saúde de pacientes e da redução da sensação de medo e estresse causados pela internação.Além da oferta de um quadro clínico especializado e de leitos equipados, o hospital Renascença também se destaca por ofertar um atendimento humanizado, fazendo a diferença para os pacientes internados e os familiares que aguardam por notícias. Na pandemia, a equipe de psicologia criou mecanismos de suporte aos pacientes com Covid-19, utilizando, por exemplo, videoconferências com familiares para amenizar a dor da ausência durante o período de internação, prontuário afetivo e até acompanhamento psicológico pós-alta.O tratamento humanizado faz com que o paciente se sinta mais seguro e estimulado a seguir o que está prescrito. A psicóloga responsável no Renascença, Eveline Lima, percebeu que há uma diferença significativa nas recuperações desde que implantaram algumas ações. “É preciso entender que há uma pessoa cheia de histórias, de gostos, de peculiaridades e isso é que o os diferencia. Entramos em contato com os familiares para conhecer um pouco melhor a vida dos que estão sedados e procuramos sempre acolher”, explica.O hospital tem um protocolo afetivo que insere um prontuário personalizado com gostos individuais, contato familiar por ligação de vídeo, musicoterapia, dança, além de um contato mais próximo com a família dos internados. “Quando o paciente está consciente, na UTI, ligamos do nosso tablet institucional para amigos ou familiares. No caso dos que estão inconscientes, pedimos que sejam enviadas mensagens e músicas para colocarmos para eles. No processo de recuperação, utilizamos a dança. Uma coisa bem importante é que mantemos o acompanhamento pós-alta. São emoções muito fortes vividas durante essa passagem no hospital e tanto os recuperados, como as famílias precisam de apoio psicológico”, completa Eveline. 

Atenção e cuidado

Os relatos de quem passou pela Covid-19 só comprovam a importância desse acolhimento especial. “Eu sou um milagre de Deus”, é assim que o senhor Edilson Portela, que foi paciente do Renascença, tratado com protocolo humanizado, começa a lembrar da sua passagem pelo hospital. “Todas as vezes que via Eveline com o tablet, meus olhos se enchiam de lágrimas, eu sabia que ia falar com meus familiares. Na hora, eu me sentia melhor, era alegria, uma vontade de viver. Recebi muita força até depois da alta. Sou só gratidão”, conta emocionado.

COMPARTILHAR